Blog > Novidades

A Amamentação

Abr 11, 2018

A Amamentação é um tema actual e até certo ponto controverso, pois se os benefícios do leite materno, não são colocados em questão, a verdade é que tudo o resto levanta dúvidas e palpites que podem comprometer o seu sucesso. Assim, surge muitas vezes a pergunta …Devo amamentar o meu filho em horário livre ou num horário rígido?

 

Vamos desmontar esta questão…

 

Para isso é essencial compreender o efeito hormonal na produção do leite materno. O leite materno é produzido através do estímulo de ocitocina na hipófise materna, que por sua vez produz prolactina, a hormona responsável pela produção de  leite materno. O estímulo de ocitocina faz-se pela sucção do bebé na glândula mamária da mãe, mas também pela sensação de confiança, amor e bem-estar que a amamentação induz na mulher.

 

Para o sucesso da amamentação a sucção do bebé, a confiança e o amor, são aspectos elementares, mas a amamentação em horário livre, também contribui muito para a sua continuidade. Assim, devemos amamentar o bebé em horário livre. Porquê?….Por tudo aquilo que anteriormente reflectimos….Amamentar em horário livre é promover o contacto do bebé com a sua mãe, é potenciar o seu desenvolvimento, é ajustar a quantidade de leite materno às suas reais necessidades. Não podemos deixar de ter em conta que, o leite materno é de fácil digestão e a capacidade do estômago de um bebé varia, conforme  sua idade e as suas características intrínsecas. A altura do dia também interfere, pois um bebé não tem sempre a mesma fome, pode mamar mais de noite ou fazer mamadas de 5 minutos numa altura e depois na mamada seguinte estar mais de meia hora na mama. Assim, um determinado bebé pode ter necessidade de mamar de hora a hora, enquanto outro poderá fazê-lo sem qualquer padrão temporal.

 

Para amamentar em horário livre é importante reconhecer os sinais de fome no bebé. O choro é o último sinal, existem outros sinais precoces de fome, que importa estar atento, são eles a sucção nos lábios, o colocar a língua de fora da boca, o reflexo de busca da mama quando está ao colo. Manter o bebé junto da mãe, dar colo, estar disponível, é fazer com que estes sinais não passem despercebidos e o bebé seja amamentado sempre que tiver fome.

 

A amamentação em horário livre também tem vantagens para a mãe, pois previne o ingurgitamento mamário, e a dor que ele provoca, e o aparecimento de uma mastite, que muitas vezes leva ao desmame precoce do bebé.

 

Assim, quando falamos em amamentação, não podemos falar em horários rígidos, opiniões contraditórias, separação de bebés das mães, temos sim de falar em amor, confiança, colo e evidências científicas. Quando falamos em amamentação, o acompanhamento individual é fundamental!


DISCLAIMER

Ao continuar a navegar na página web, o utilizador está a concordar expressamente com a colocação de cookies no seu computador que permitem medir estatísticas de visitas e melhorar a qualidade dos conteúdos oferecidos.

Clique aqui para mais informações.