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Último trimestre gravidez

Jun 27, 2018

Este mês falamos do último trimestre de gravidez, muitas vezes ansiado por vós, mas por vezes vivenciado com alguns desconfortos físicos e receios pela nova etapa de vida. Existem estratégias e alguns conselhos que podem ajudar a passar estes últimos momentos da melhor forma, preparando também o nascimento e o pós-parto.

 

O corpo da mulher grávida sofre alterações significativas, que vão permitir acolher um bebé no ventre, que cresce a um ritmo vertiginoso principalmente nos últimos meses de gravidez. Estes ajustes biológicos acarretam muitas vezes desconfortos inerentes à falta de espaço que vai existindo. O estômago é assim um órgão que fica reduzido na sua capacidade, existindo muitas vezes a sensação de enfartamento e azia. Para estes sintomas importa fazer refeições polifracionadas, em que a quantidade de alimentos seja menor e a última refeição seja próxima da hora de deitar, pois aumenta estes sintomas; pode também fazer uma caminhada no fim do dia e dormir com a cabeceira mais elevada. A ingestão de amêndoas com casca ao longo do dia também ajuda a diminuir a sensação de ardor, provocada pela azia.

 

As dores articulares e nas costas, podem também acentuar-se, não só pelo aumento de peso, mas também influência da relaxina, hormona responsável pelo relaxamento dos ligamentos, fundamental para a mobilidade da bacia. Assim, é importante manter a atividade física, para quem não tem este hábito, podem ser apenas caminhadas diárias. A utilização de uma cinta de grávida, também é uma opção, pois ajuda no suporte pélvico e lombar.

 

Outro dos desconfortos que comummente aparece é o inchaço dos membros inferiores, principalmente dos tornozelos. Este sintoma é comum no fim do dia, após algumas horas de pé. Assim, ao final do dia pode tomar um duche, incidindo o chuveiro nas pernas com jatos de água morna intercalados com água fria, para estimular a circulação. Uma massagem no sentido ascendente, pés-coxas, resulta muito bem para a diminuição do inchaço, mas também da dor a ele associada. Agora, se o inchaço aparecer subitamente nas mãos ou face ou mesmo nos pés, mas logo quando acordar, deverá comunicar ao seu médico/enfermeiro assistente, pois pode estar associado a elevações da tensão arterial, que é um sintoma de alerta na gravidez.

 

O sono também sofre alterações no último trimestre da gravidez, seja pela falta de posição confortável na cama, seja pela pressão exercida pelo bebé na bexiga, que diminui a sua capacidade, resultando em idas mais frequentes à casa de banho. Em relação a este último ponto, deve ingerir mais líquidos durante o dia (não se esqueça de beber cerca de 2 litros de água por dia!), reduzindo a sua ingestão após as 18h, para assim diminuir a quantidade de urina produzida durante a noite; o dormir com as luzes apagadas sem grande claridade, também ajuda, pois com a escuridão é estimulada uma hormona responsável pela concentração e redução do volume da urina, logo ajuda na diminuição das idas à casa de banho. O desconforto na posição para dormir pode ser amenizado com a utilização de almofadas, colocadas entre as pernas e nas costas.

 

Importa ainda referir as alterações psicológicas motivadas pela aproximação do parto e pelas alterações que um bebé traz na dinâmica familiar. Para se estar mais preparada aconselho a frequentar um Curso de Preparação o Parto/Nascimento, pois o acompanhamento e a informação dada, pode desmistificar medos e receios, permitindo a preparação do corpo, mas também da mente.

 

Preparar o pós-parto também é fundamental, orientando tarefas domésticas, pensando na gestão de visitas de familiares e amigos. Tudo importante quando o tempo será escasso e o cansaço será em excesso. Fazer uma babymoon, é também importante, ou seja, retirar um dia ou um fim-de-semana com o seu companheiro, para estarem só os dois, reforçando laços de amor e energia.

 


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