Pele da Grávida

As alterações decorrentes da gravidez provocam grandes mudanças no corpo da mulher, sendo as mais evidentes o aumento do peso e volume, sobretudo, na barriga, seios e coxas.

 

Este aumento de peso e volume desafia os limites de elasticidade da pele e, quando esse limite é excedido, as fibras que sustentam a pele – Elastina e Colagénio – têm que ser reforçadas nas suas camadas mais profundas.

 

Por outro lado, verificam-se algumas mudanças hormonais que estão na origem do aumento da produção das glândulas sebáceas, ficando a pele bem mais brilhante que o normal. Daí que seja necessário protegê-la e reequilibrá-la.

Máscara da gravidez

Também conhecida como melasma ou cloasma, a máscara da gravidez consiste em manchas que aparecem na cara da mulher grávida, sendo mais frequentes na testa e bochechas. É causada pelo aumento do depósito de melanina na pele da cara que ocorre durante a gravidez. Para prevenir este efeito secundário da gestação, o uso de chapéu e de protetor solar, no verão e no inverno, é fundamental de modo a proteger a face da exposição solar, que é responsável pelo aumento do aparecimento destas manchas faciais.

Brilho

O corpo da mulher grávida produz cerca de 50% mais sangue do que no seu estado normal, originando uma maior circulação sanguínea. Este fator, conjugado com um incremento da produção de hormonas pelas glândulas sebáceas, leva a um brilho incomum da pele.

 

Acne

Para quem costuma ser afetada pelo acne, é natural que, durante a gravidez, o problema se agrave devido às glândulas sebáceas que expelem mais óleo, originando as borbulhas. Assim, uma rotina diária de limpeza facial é necessária, de manhã e à noite, recorrendo a um leite de limpeza. No entanto, cuidado com os exageros! Se lavar a cara demasiadas vezes corre o risco de tornar a pele seca.

Varizes

As varizes afetam as pernas de muitas grávidas. Tratam-se de veias volumosas azuladas que surgem devido ao fluxo de sangue extra que o corpo produz para o bebé. As varizes podem provocar desconforto e, por vezes, dor. Se na sua família já existe um historial de varizes, é muito provável que venha a padecer deste efeito secundário da gravidez.

creme-barral-para-gravidas-como-aplicar

Recomendações

Diariamente, aplique na barriga, nos seios e nas coxas um creme emoliente que garanta o aumento da resistência e da elasticidade da pele, restituindo a sua capacidade de regeneração e retenção de água.

Prevenir Estrias

 

Apesar de ser perfeitamente natural aumentar de peso durante a gravidez, também é preciso manter o controlo para não engordar em excesso. O ideal é ganhar entre 9 a 12 quilos durante os 9 meses de gestação; ou seja, no máximo 1 a 1,5Kg por mês. Fazer uma alimentação equilibrada também pode ajudar a prevenir as estrias.

 

Os alimentos ricos em vitamina C (abacaxi, banana, batata, brócolos, couve, ervilhas, espinafre, kiwi, laranja, maçã, manga, tomate) estimulam a produção de colagénio.

 

  • A vitamina A (presente no fígado, cenoura) também dá um importante contributo para prevenir a secura da pele.
  • A vitamina E ajuda o organismo a optimizar a utilização da vitamina A, realça a hidratação da pele e previne os danos causados pelos raios UV. Os óleos vegetais – de amendoim, soja, palma, milho, girassol, etc. – e o gérmen de trigo são as principais fontes. Nozes, sementes, grãos inteiros e vegetais de folhas verdes são fontes secundárias.
  • No geral, deve privilegiar os frutos e legumes (desde que muito bem lavados) e evitar fritos, excesso de sal e doces.
  • Não use roupa muito justa pois dificulta a circulação local e opte por roupa interior confortável que apoie a barriga e o peito, de forma a aliviar a tensão;
  • Beba dois litros de água por dia para ajudar a manter a pele hidratada e eliminar toxinas.
  • Faça exercício físico regular e, claro, adequado à condição da grávida. O simples caminhar ajuda a manter a forma, ao mesmo tempo que melhora a circulação sanguínea e a oxigenação e nutrição das células da pele.

Barral lança um novo
Cartão de Fidelidade para as mamãs!

barral-popup-cartao-fidelidade-img

Saiba Mais

*Oferta limitada ao stock existente.