Pele do Bebé

Durante a infância, a pele do bebé e criança é suave e macia, mas apenas por um período muito curto, uma vez que a idade acarreta uma grande variedade de mudanças, tanto naturais como externas. A pele do bebé é mais sensível, quando comparada com a dos adultos, distinguindo-se pela extrema fragilidade da sua camada córnea – camada com vários estratos de células mortas que defendem as camadas inferiores da pele face a lesões – , que não só a torna muito mais suscetível a agressões de agentes externos, como mais permeável à absorção de substâncias capazes de provocar irritações. A pele do bebé tem também maior predisposição para secura, dada a sua menor capacidade de retenção de água, tornando-se fulcral a atenção a necessidades muito específicas, como a hidratação diária.

muda-da-fralda-do-bebeDica

Mude as fraldas atempadamente, para que não venham a desenvolver-se infeções intermediadas por fungos e bactérias, causadas pela ação da urina, fezes e a própria fricção das fraldas.

 

Recomendações

Deve usar-se sempre um gel de banho hipoalergénico sem hiperbenos e glicóis, uma vez que contribuem para o reequilíbrio da flora cutânea e para a proteção da barreira da pele. Também se deve optar por um champô que ajude na remoção da crosta láctea através da hidratação do couro cabeludo:

 

“O banho deve constituir, primeiro que tudo, um prazer para o bebé, e assim representar um ritual que acentue a interação mãe-filho. É importante que na altura do banho o ambiente seja calmo, a temperatura ambiente agradável, que a água esteja também a uma temperatura adequada (+ 37º), que esteja tudo à mão, quer os produtos, quer a toalha e preparado o local para vestir o bebé. A duração do banho deve ser curta, aconselhando-se que nos bebés mais pequenos não seja superior a 5 minutos e nos mais velhinhos 10 a 15 minutos.”

 

Luís Pinheiro, pediatra e neonatologista.

Sabia que…

O umbigo do bebé, enquanto o coto umbilical – resquício do cordão – não cai (o que normalmente ocorre entre o 5º e o 15º dia de vida), requer cuidados especialmente delicados. Além da lavagem normal do banho, a zona deve ser depois seca com recurso a compressas e ficar o mais destapada possível de modo a facilitar a cicatrização.



Veja também…

Barral lança um novo
Cartão de Fidelidade para as mamãs!

barral-popup-cartao-fidelidade-img

Saiba Mais

*Oferta limitada ao stock existente.