fbpx

Cuidar da pele

Os hábitos diários de higiene, comuns na atualidade, tornam a pele mais seca, evidenciando-se uma maior necessidade de hidratação. No tempo mais frio, a pele tende a tornar-se mais seca e descamativa podendo provocar eczemas que costumam provocar secura, comichão, vermelhidão e inflamação nas zonas mais frequentemente expostas ao frio e ao vento, como é o caso das mãos e do rosto.

Ao espessar, a pele fica de tal forma seca que pode gretar e abrir fissuras, gerando um processo muito incómodo e até doloroso. As zonas mais afetadas são os cotovelos, os joelhos e os calcanhares.

Para que a pele se mantenha sã, é importante que se faça um diagnóstico de pele, de modo a perceber a sua tipologia (seca, normal ou oleosa).

Estudos clínicos indicam que cerca de 1 em cada 2 indivíduos apresenta pele sensível, isto é, uma pele delicada com tendência para a secura e que descama com facilidade. Por ser muito reativa, é uma pele que apresenta desconforto generalizado e sinais como irritação, prurido, secura, vermelhidão, sensação de repuxar, calor e picadas.

A nossa pele hidratação

Deve ingerir muita água – esta não só ajuda a eliminar toxinas, como mantém o aspeto saudável da pele

Cuidados com o sol

O sol é responsável pela energia e felicidade, atuando no sistema nervoso, estimulando as terminações nervosas que se encontram na pele. Segundo alguns estudos, o sol promove o bom humor e a sensação de bem-estar.

Contudo, é importante lembrar que a exposição solar em excesso pode causar problemas na pele, como manchas, rugas, e desidratação.

A hidratação numa base diária permite evitar um envelhecimento precoce, pele a descamar ou mesmo lesões mais graves. O uso de protetores solares ajuda não só a prevenir a vermelhidão, como a reduzir a secura e hiper reatividade cutânea, deixando a pele hidratada e macia.

Recomendações

  • Evite o sol muito forte para não agredir a pele. Prefira o sol da manhã, até as 11:00 horas e após as 16:00 horas.
  • Use e abuse dos cremes hidratantes e dos cremes de banho com agentes hidratantes. O uso de protetor solar pode protegê-la contra os raios solares, mas também pode secar a sua pele – é importante hidratá-la a depois de um dia de praia ou piscina.

A Pele dos Pés

Os pés são das zonas mais secas do corpo, pelo que requerem um tratamento especial de hidratação. O Creme de Pés Reparador DermaProtect ajudará a manter a pele dos seus pés suave e hidratada.

Sabia Que…?
  • A grande maioria das mulheres usa sapatos demasiado pequenos para o tamanho dos seus pés
  • Cada pé tem cerca de 125 mil glândulas sudoríparas
  • Os pés suam, em média, meio litro de água por dia

Cuidados Básicos

Lavagem: a limpeza regular é fundamental para garantir a suavidade dos seus pés. Mergulhe-os em água morna com sal e água fria alternadamente duas a três noites por semana. Não só assegura uma limpeza correta e completa dos pés, como estimula a circulação sanguínea e ainda ajuda a relaxar.

Unhas: deve cortar as unhas pelo menos de quinze em quinze dias, preferencialmente após o banho, altura em que são mais fáceis de cortar. Recorra a um alicate ou tesoura, instrumentos que permitem um manuseamento mais delicado da unha ou também pode optar por usar uma lima.

Calçado: dedique especial atenção ao calçado que utiliza, bem como às meias. Opte por meias de algodão fino ou de caxemira, utilizando o nylon o menos possível. Quanto ao calçado, deve optar por sapatos confortáveis e não muito apertados, que permitam ao pé apanhar ar.

Cuide dos seus pés com

CONHEÇA A SUA PELE