Conheça a sua pele
Qual é o seu tipo de pele? Uma boa forma de saber é pensar como a sua pele se sente depois de lavada e seca.
- Pele Oleosa – Se ficar oleosa em algumas áreas, em poucos minutos após lavar.
- Pele Mista – Pele a esticar nas bochechas e brilhante no queixo.
- Pele Sensível – A pele fica vermelha com frequência, irritada pelo calor, ou pelo frio.

A Anatomia da pele
Embora não pensemos na pele como um órgão, ela é, na verdade, o maior órgão do corpo humano. Pesa cerca de 3,6 kg e ocupa uma área equivalente a 2 m2. A pele é composta por um sistema complexo de camadas de células, nervos e glândulas que não só nos protegem como nos colocam em contacto com o mundo exterior.
A pele está dividida em três grandes camadas: a epiderme, a derme e o tecido subcutâneo.

- Epiderme: composta por diversos estratos sobrepostos de células cutâneas, é a camada exterior da pele. As novas células de pele são produzidas na parte mais profunda da epiderme, havendo uma constante renovação das mesmas.
- Derme: a derme é uma camada forte, espessa e flexível da pele situada debaixo da epiderme e composta por colagénio e elastina – tecidos conjuntivos. É também na derme que se localizam os folículos pilosos (responsáveis pelo pelo e cabelo) e as glândulas sudoríparas (responsáveis pelo suor).
- Folículos pilosos: a pele é composta por milhões de minúsculas cavidades chamadas folículos. Essas covas têm origem na derme e são responsáveis pelo crescimento da camada de pelo e cabelo que cobre o corpo humano.

A Idade da Pele
A pele adolescente é macia, flexível e resistente devido a uma combinação de colagénio, elastina e tecido subcutâneo. Uma onda de hormonas estimula várias glândulas, originando mais suor e tornando a pele mais oleosa, o que geralmente é responsável por folículos pilosos bloqueados e acne.
As glândulas que durante a adolescência passam por um período de grande atividade, abrandam com a entrada na idade adulta, desaparecendo o acne. A epiderme começa então a ficar mais fina, mas a pele mantém-se macia, flexível e forte.
Na meia idade, a pele continua a perder espessura, tornando-se mais seca e menos elástica. É por esta altura que começam também a surgir as rugas, resultado do facto da pele ceder e dobrar-se sobre si mesma. As peles de galinha surgem por volta dos 40 anos, especialmente em redor dos olhos, nariz e boca.